Caminhada Histórica

    
Legenda para o mapinha marcado no Google Earth:
  1.  Praia do Cachorro
  2.  Bar do Cachorro
  3.  Terminal Turístico
  4.  Banco Santander
  5.  Igreja Nossa Senhora dos Remédios
  6.  Depósito Produtos Agrícolas
  7.  Palácio São Miguel
  8.  Praia do Meio
  9.  Praia da Conceição
  10.  Bosque Flamboyant
  11.  BR-363
  12.  Forte dos Remédios

    Caminhada é o que mais se faz na ilha. E para se ambientar à essa prática comum começamos o dia com uma caminhada, a "Caminhada Histórica".
     O primeiro guia que tivemos contato se chama Adalberto, trabalha para agência Costa Azul e também faz trabalhos autônomos. Ele demonstra segurança e conhecimento sobre os lugares e fatos históricos da ilha. O guia Adalberto nos contou que está há mais de 20 anos por lá. Falou que quando tinha 13 anos de idade seus pais receberam uma carta de seu tio pedindo que um dos sete sobrinhos fosse lhe ajudar na lida do campo. Seus pais responderam negativamente. Numa segunda súplica, sem que deixasse a carta chegar nas mãos de seus pais, Adalberto respondeu sim ao pedido do tio às escondidas e se dirigiu a ilha contra a vontade de seus progenitores.
     Na descida para a Vila dos Remédios, conhecemos a Sede Administrativa da Ilha, o Palácio São Miguel (Marcado com o nº 7 no mapa).

















        Bem na lateral do Palácio ficam as ruínas do antigo Depósito de Produtos Agrícolas da ilha. (Marcado com o nº 6 no mapa)
    










          

  Descendo, bem em frente aos canhões do Palácio está o prédio do Santander (antes Banco Real), onde funcionou a primeira escola da ilha em 1916. (Marcado com o nº 4 no mapa)










     Descendo mais um pouquinho está a Igreja Nossa Senhora dos Remédios (marcada com o nº 5 no mapa), ao lado do Banco Santander. Veja nossas fotos e o texto extraído da página da Fundação Joaquim Nabuco:


  
        Após o povoamento da ilha de Fernando de Noronha, lá começou a ser construída uma igreja, em 1737, em louvor à Nossa Senhora dos Remédios. Em 1772, por sua vez, a capela-mor foi edificada, tendo sido as obras concluídas em 1774.
          Construída em um terreno elevado, com a fachada voltada para uma enseada, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, tanto em sua fachada quanto no interior, é bem simples. A despeito desse fato, durante o tempo em que a ilha comportou a antiga prisão estadual, o pequeno templo representou a igreja-matriz do presídio.


Celma aproveitando para uma rápida oração



       O templo foi restaurado em 1891, época em que o coronel Joaquim de Gusmão Coelho comandava o presídio de Fernando de Noronha. A construção ganhou novas restaurações nos anos de 1915 e 1919. Finalmente, em 1988, sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, a igreja foi revitalizada, tendo adquirido uma nova pintura e rede de iluminação.Recife, 5 de dezembro de 2003.
(Texto atualizado em 26 de dezembro de 2007).



Carla, Celma, Chris, Fabio e Ilton


           Mais abaixo temos o Terminal Turístico do Cachorro (marcado com o nº 3 no mapa). Ali foi onde alugamos a câmera fotográfica com caixa estanque por R$50,00 o dia inteiro. Na entrega o pessoal te dá um DVD com todas as fotos tiradas. (Vale muito a pena, pois o ecossistema marinho esconde uma das maiores belezas da ilha). Mergulhos com cilindros podem ser agendados por ali também.

          
          À esquerda do Terminal turístico fica o Bar do Cachorro, com forró tradicional nas segundas, quartas e sextas. Terças e quintas rola uma MPB ao vivo.
          Ao lado do Bar do Cachorro está a escada de acesso à praia do cachorro. A praia é lindíssima. Por ali, enquanto estivemos, aves comuns da região como Atobás (da família das pombas) e Catraias davam um show à parte.








O Arribaçã, da família das Pombas



Acima, o Morro do Pico. Cartão postal de Noronha, é o ponto mais alto da ilha com 321 metros. Pode ser visto em praticamente todos os pontos, seja em mar ou terra. O que poucos sabem é que ele é o topo de uma montanha marítima submersa, cujo diâmetro na base é de cerca de 60 quilômetros.


Na foto acima podemos conferir outra referência da ilha. É a famosa Pedra do Pião, que serve como espécie de sismógrafo natural de Fernando de Noronha.

      Acima, foto tirada com o celular de uma piscina natural da praia do cachorro que aparece na maré baixa. Com cerca de 5m de diâmetro, debaixo de uma parede de pedras vulcânicas, o poço se enche de água do mar quando a onda avança. Quem ficar por ali a tardinha terá um visual de um pôr-do-sol com o cenário das Praias do Cachorro e do Meio, e de quebra o Morro do Pico e a Pedra do Peão.

     A caminhada histórica termina com a subida do morro do Forte Nossa Senhora dos Remédios, uma das mais belas vistas da ilha!  O forte foi construído em 1737 e é o mais bem conservado de Fernando de Noronha.


































     Terminamos a postagem sobre a caminhada histórica com a foto que tiramos no por-do-sol do Forte dos Remédios ao lado dos amigos inesquecíveis: Chrislaine e Fábio:



Mais informações históricas sobre esse forte aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Nossa_Senhora_dos_Rem%C3%A9dios_de_Fernando_de_Noronha
    
Quem quiser utilizar as fotos sinta-se a vontade, porém, favor citar fonte e autoria:

viagemanoronha.blogspot.com
Ilton Ornelas e Carla Amarelle





Um comentário:

  1. faltou dizer que estas espécies de arvores e animais só tem em Noronha !!

    ResponderExcluir